Pousoalegrense Bárbara e conquista ouro para o Brasil no Pan-Americano

A pouso-alegrense Bárbara Hellen, de 22 anos, fez história nesse domingo, 05, e conquistou o ouro no Pan-Americano para o Brasil. Foi o único ouro do país no karatê, naquela que passa a ser a maior conquista da carreira da atleta.

Bárbara, que já chegou ao Chile como uma das favoritas na modalidade, confirmou a expectativa. Passou pela fase eliminatória de forma invicta, vencendo as quatro lutas, uma delas por W.O.

Depois de fazer uma chave de grupo muito consistente e conseguir quatro vitórias, uma delas por WO. Bárbara enfrentou na semifinal um combate duro contra Skylar Lingl, a norte americana foi a campeã do último Pan. A carateca pousoalegrense não se intimidou e mostrou seu talento vencendo por 3 a 1.

Na grande final, em combate pra lá de emocionante, Bárbara superou a colombiana Ann Mosquera por 4 a 2 para garantir a medalha de ouro ao Brasil.

“Estou muito feliz de ter conquistado essa medalha, faz muito tempo que trabalho para chegar nela. Estava muito focada para estes Jogos Pan-americanos. A trajetória foi muito dura para chegar aqui, peguei uma chave difícil. Quando é mais difícil o gostinho da vitória é melhor ainda”, celebrou Bárbara.

A Pouso-alegrense Bárbara Hellen Rodrigues 23, foi revelada aos 7 anos de idade no programa “Esporte Solidário” da academia de karatê da Minas-Kan na escola Anathalia de Lourdes Camanducaia (CAIC São João) e  possui um vasto currículo de Títulos Nacionais e Internacionais, sendo exemplo para as crianças que ingressam nesta modalidade esportiva.

Bárbara Hellen foi 1 vez campeã dos JOGOS PAN DA JUVENTUDE onde garantiu a vaga e foi a primeira atleta do karatê brasileiro a classificar para os Jogos. C Foi 6 vezes campeã Pan-americana. 7 vezes campeã Sul-americana.  Campeã Mundial Escolar, 8 vezes Campeã Brasileira e agora Campeã Pan-Americana.

O Técnico de Karatê da Minas-Kan; João Batista Rodrigues (João Karatê) que revelou  a também multi vencedora Jéssica da Dalt Cândido aos 5 anos de idade para o esporte e levou ela aos Jogos Pan-Americanos do México em 2011, onde foi medalhista de Bronze, disse estar muito contente com o resultado obtido por sua atleta.

“É muito gratificante ver nossos atletas conquistando resultados expressivos nos campeonatos em que disputam. Isso é sinal de que estamos no caminho certo não só na formação de profissionais do esporte, mas também como cidadãos. Bárbara treinou, se preparou para este desafio com afinco e o resultado está aí”, disse João Batista.